Coasul anuncia novos investimentos em Laranjeiras do Sul

Uma área com aproximadamente 88 alqueires, localizada em Laranjeiras do Sul, no centro-sul do Paraná, está sendo utilizada pela Coasul – Cooperativa Agroindustrial – para um novo investimento, orçado em cerca de 80 milhões de reais. O terreno, que já passa por obras de terraplanagem, será destinado à construção de granjas para recria e produção de ovos férteis. O projeto será executado em duas fases. A primeira inclui uma unidade de recria e duas de produção, com um investimento inicial de 40 milhões de reais.
Recentemente, o local foi visitado por Diretores, Conselheiros fiscais, Cooperados da Coasul e lideranças políticas do município. Na ocasião, foram apresentados os detalhes do projeto. Segundo o Diretor Vice-Presidente, Paulo Roberto Fachin, o empreendimento trará desenvolvimento, empregos e benefícios tanto para a cooperativa quanto para a região de Laranjeiras do Sul.
“É algo construído a várias mãos — nossos cooperados, a parte técnica, os parceiros — e que certamente trará grandes resultados, gerando emprego e renda não só para Laranjeiras do Sul, mas para toda a Coasul”, afirmou Fachin.
Ainda de acordo com ele, o projeto completo deverá gerar 60 empregos diretos. Nesta primeira etapa, serão criados 30 empregos diretos, além de muitos empregos indiretos durante a fase de construção.
As obras estão sendo acompanhadas de perto pela equipe da Coasul. Segundo Márcio Reolon, Gerente da Divisão Industrial, a expectativa é grande para colocar as granjas em pleno funcionamento ainda em 2025.
“Na parte de recria, estamos construindo quatro aviários: três com 2.560 m², destinados às fêmeas, e um para os pintainhos machos. Até a fase de recria, essas aves são criadas separadamente. Depois, na fase reprodutiva, com cerca de 21 semanas, são transferidas para outros galpões”, explicou Reolon.
O investimento em Laranjeiras do Sul, assim como os demais realizados pela Coasul, conta com o apoio e aprovação da direção. Marllos Thiago Matte Garcia, um dos diretores da cooperativa, destacou a importância econômica do projeto.
“Para a região e para a Coasul, este é um investimento de extrema relevância, especialmente para o crescimento da área de carnes da cooperativa. Isso ajuda a agregar valor aos produtos e cereais de forma geral. Investimentos viáveis e que beneficiam os cooperados e a comunidade são sempre bem-vindos”, destacou Garcia.