Acompanhe-nos:  Assinar RSS Twitter Facebook Comunidade no Orkut Google Adicionar aos Favoritos | Efetuar login | Cadastrar-se

Grupo feminino realiza viagem de imersão em cooperativismo


jun 03, 13 Grupo feminino realiza viagem de imersão em cooperativismo

Um grupo com 26 participantes dos núcleos cooperativos femininos da Coasul participaram entre os dias 22 e 24 de maio da viagem de imersão em cooperativismo. O evento ocorre pelo terceiro ano com as integrantes do grupo, sendo a viagem uma parceria com o Sescoop/PR e organizada pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo).

O objetivo desta viagem de imersão é promover o cooperativismo, conhecer um pouco da realidade e funcionamento das cooperativas que fazem parte do roteiro proposto, trocar experiências, turismo e lazer.

Neste ano o roteiro escolhido foi a rota da erva mate iniciando com uma visita a União da Vitoria. O grupo conheceu o Parque histórico do Iguassu, um encantador parque particular que resgata a colonização dos poloneses na região, retratando desde a ocupação pelos índios, caboclos e imigrantes poloneses. Além desse resgate histórico também pudemos desfrutar de um passeio de barco pelo Rio Iguaçu. Nem o mau tempo com garoa não atrapalhou a alegria do grupo neste primeiro dia. A noite o grupo pernoitou em União da Vitoria e jantou no Restaurante Portal em Porto União – SC contando com a apresentação cultural de um grupo alemão.

No segundo dia o grupo seguiu viagem para São Mateus do Sul onde pode visitar a ervateira Baldo e conhecer todo o processo industrial da erva mate, a qual destina toda a sua produção para o mercado externo incluindo principalmente Argentina e Uruguai. A empresa se preocupa muito com a qualidade do produto oferecido a seus clientes, por isso investe em melhoramento genético para garantir uma alta qualidade do produto final. Fomos recebidos pelo gerente das fabricas Baldo no Paraná o qual muito atenciosamente nos mostrou todo o processo industrial desde os viveiros das mudas até o produto final.

Dando continuidade ao passeio o grupo foi para a cidade da Lapa onde foi recebido na cooperativa Bom Jesus por Helio Skiba, coordenador dos núcleos femininos da cooperativa, o qual apresentou o funcionamento da cooperativa Bom Jesus.

Após a visita a Bom Jesus o grupo foi conhecer o centro histórico da Lapa sendo recebido por Marcio Assad no Teatro São João, uma obra inaugurada em 1876 onde o Imperador D. Pedro II esteve com sua comitiva. Lapa é uma cidade encantadora e cheia de historias, cidade muito antiga formada em 1731 por estar na rota dos tropeiros, sendo também marcada por muitas revoluções. Visitar o centro histórico é sem duvida nenhuma um mergulho na historia do nosso estado.

Seguindo o roteiro, o grupo foi para Curitiba sendo que a noite foi destinado ao lazer com um agradável jantar em Santa Felicidade no restaurante Madalozzo, tradicional pela sua culinária italiana e a pernoite foi num hotel em Curitiba.

No ultimo dia, a visita foi na sede do Sistema Ocepar, onde o grupo foi recebido pelo superintendente adjunto da entidade, Nelson Costa e demais integrantes da equipe, os quais apresentaram o trabalho desenvolvido pela Ocepar e Sescoop, órgão responsável por diversos treinamentos que a cooperativa faz com seus colaboradores e também com o quadro social, inclusive muitos trabalhos com os grupos cooperativistas.

Após a visita a Ocepar o grupo fez um passeio panorâmico pela cidade e visitou o principal cartão postal da capital paranaense, o Jardim Botânico.

Após o almoço o grupo passeou por um shopping da cidade e retornou para casa. Desta forma finalizamos mais uma viagem de imersão e podemos certamente afirmar que a mesma foi um sucesso, pois todo o grupo estava muito satisfeito. Já estamos pensando no roteiro da viagem de imersão em cooperativismo para o próximo ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário